terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Rumo a 2013: Ano Novo, sonhos não tão novos assim

Muitas vezes eu me peguei a escrever num papel os desejos para o Ano Novo... Me pergunto hoje como Coach se isso é certo ou errado. E chego a conclusão que esta resposta pouco importa!
É preciso sim, sonhar, sonhar e sonhar com o que se quer para um novo ano, com o que se quer para sua vida... Mas o grande ponto é: Quais serão as ações que eu terei para conquistar cada um desses sonhos!

Aprendi, com meu amado pai Antonio Isquierdo, e revi fortemente com o presidente da SBC® – Sociedade Brasileira de Coaching – Villela da Mata, que não é informação que faz uma pessoa ter sucesso na sua vida, mas sim suas AÇÕES!
Então vamos lá... Quais serão as ações que você terá para conquistar os seus objetivos?

Cito então uma frase de Molière: “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”.

Pense agora no que você realmente quer conquistar em 2012. Visualize seus objetivos pessoais, familiares, de relacionamentos,
acadêmicos, profissionais... Pense em todos e formule-os tão grandes que você os realizando, este ano será o melhor da sua vida. É um misto de realidade e possibilidades...
Pense também, onde você está agora. Qual é o estado que sua vida está hoje. Isso é importante, pois é preciso ter claro de onde estamos partindo (ter um bom conhecimento de si mesmo), e para onde queremos ir.

Ao ler um livro sobre coaching, da autora Anna Zaharov, admirei a clareza com que ela descreveu tudo isso...
O livro dizia mais ou menos assim:
“Imagine-se numa estrada onde as placas de indicação
estão todas em branco.
Imaginou?
Que dúvidas passam pela cabeça?
- Onde será que estou agora?
- Para qual direção devo ir para
chegar onde quero?
- Quanto distante estou de meu alvo?
Saber para onde ir, começa com saber onde estamos!”.

Assim, vou encerrando este texto...
Permita-se sonhar. Sonhe. Escreva seus sonhos e dê um prazo para realizá-los. Isso mesmo, coloque uma data. Em seguida imagine-se no futuro, tendo realizado todos esses sonhos. Imagine como se estivesse vendo um filme da sua vida, veja-o de frente para traz e analise cada uma das ações que você teve (isso mesmo, teve; pois a visualização é de frente pra traz, lembra?! Do futuro para o presente!) para alcançar cada um desses objetivos, para realizar cada um desses sonhos. Descreva essas ações e coloque as datas que você as realizou. Volte para o presente e parta para a parte mais importante: AÇÃO.
Dentro desse plano que você acabou de fazer escolha qual será a sua primeira ação rumo aos seus objetivos. E escreva-a!
Você pode estar se perguntado: “Por que escrever?”. Porque as palavras se perdem. Ao escrever organizamos nossas idéias, o nosso “mental” está cheio de informações que a memória não é capaz de dar conta. Estando registrado, podemos também acompanhar sua evolução e se preciso for, ir reformulando seu plano de ações.

Sabe... Sentir-se desafiado é uma condição que favorece muito a mobilização do indivíduo para fazer as mudanças necessárias para seu desenvolvimento, para as ações necessárias para resultados melhores.
Então, desafie-se!

Um forte abraço e que seu 2012 seja repleto de AÇÕES!
Gi Isquierdo.

Psicóloga Crp 08/09186
e Master Coach SBC®

http://www.giisquierdo.com.br/
www.gisleneisquierdo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário